Programa de Pós-Graduação em Física

Representante discente
WEB Mail do DF

HISTÓRIA

O Curso de Mestrado em Física do Programa de Pós-Graduação teve início em agosto de 1988, nas áreas de Física Atômica e Molecular, Física Estatística e Física da Matéria Condensada, após as seguintes aprovações: pela Câmara Departamental do Departamento de Física em sua 174a Reunião de 17/11/1987, pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Conselho de Ensino e Pesquisa em sua 121a Reunião de 18/02/1988, pelo Conselho de Ensino e Pesquisa em sua 116a Reunião de 24/02/1988 e pelo Conselho Universitário em sua 56a Reunião de 03/03/1988.
   O funcionamento foi recomendado pelo Grupo Técnico-Consultivo da CAPES, na reunião de 14/10/1988 com opinião unânime favorável, referendado por "pareceres de consultoria científica externa e os padrões de qualificação acadêmica vigentes no meio científico". O Processo de Credenciamento, junto ao Conselho Federal de Educação, começou em junho de 1990. E a primeira dissertação de mestrado foi defendida em 23/11/1990. Até final de 2008 foram apresentadas 116 dissertações de mestrado.
   O Curso de Doutorado em Física do Programa de Pós-Graduação teve início em agosto de 1991, com as mesmas áreas de concentração, após as aprovações: a proposta de criação na 20a Reunião da Coordenação de Pós-Graduação em Física em 22/11/1990, pela Câmara Departamental do Departamento de Física em sua 236a Reunião de 03/12/1990, pelo Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências e Tecnologia em sua 124a Reunião de 14/12/1990 e pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Conselho de Ensino e Pesquisa em sua 155a Reunião, de 19/12/1990.
   O funcionamento do Curso foi recomendado pelo Grupo Técnico-Consultivo da CAPES. E a primeira tese de doutorado foi defendida em 19/07/1995. Até final de 2008 foram apresentadas 97 teses de doutorado.

As áreas de concentração do Programa foram implantadas com as seguintes linhas de pesquisa:

1) Física Atômica e Molecular (teoria e experimentação):
  • Fotoionização;
  • Espalhamento de elétrons por átomos e moléculas;
  • Espectroscopia por tempo de vôo dos fragmentos iônicos;
  • Ionização e espectroscopia por impacto de elétrons;
  • Formulação semiclássica de colisões.
   2) Física Estatística (teoria):
  • Fenômenos críticos;
  • Transições de fase e conexões com a teoria quântica de campos;
  • Sistemas de muitos corpos;
  • Dinâmica de sistemas longe do equilíbrio.
   3) Física da Matéria Condensada (teoria e experimentação):
  • Semicondutores;
  • Metais e Ligas Metálicas;
  • Cerâmicas;
  • Sistemas Eletrônicos de Dimensionalidade Reduzida.

Atualmente, as áreas continuam as mesmas com alterações em suas linhas de pesquisa:

1) Física Atômica e Molecular (teoria):
  • Colisões atômicas e moleculares.
    2) Física Estatística (teoria):
  • Fenômenos críticos;
  • Transições de fase e conexões com a teoria quântica de campos;
  • Interação da radiação com a matéria;
  • Óptica quântica;
  • Processos fundamentais na Mecânica Quântica;
  • Sistemas dinâmicos;
  • Estudo de sistemas de baixa dimensionalidade.
    3) Física da Matéria Condensada (teoria e experimentação):
  • Semicondutores; Sistemas carregados de dimensionalidade reduzida;
  • Propriedades ópticas de materiais;
  • Teoria de líquidos quânticos;
  • Supercondutividade;
  • Magnetismo;
  • Interações hiperfinas;
  • Ferroeletricidade:
  • fenomenologia, síntese e aplicações de materiais;
  • Heteroestruturas semicondutoras de tunelamento ressonante.

As Agências CNPq, CAPES e FAPESP têm financiado bolsas de estudo, em nível de mestrado e de doutorado, para o Programa de Pós-Graduação em Física. A infra-estrutura para pesquisa tem sido, e continua sendo apoiado pelas agências de fomento à pesquisa e ao ensino de pós-graduação como: FINEP, CNPq, FAPESP, CAPES. O volume de recursos financeiros faz com que os grupos possam ter atualmente atividades altamente produtivas em ciência e em formação de recursos humanos. E como resultado podem ser listados os seguintes laboratórios: Laboratório de Semicondutores, Laboratório de Cerâmicas Ferroelétricas, Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo, Laboratório de Interações Hiperfinas, Laboratório de Materiais e Dispositivos, Laboratório de Metalurgia Física, Laboratório de Física Computacional e uma Biblioteca Setorial de Física, além da Biblioteca Central da Universidade (Biblioteca Comunitária – BCO).

Calendário Acadêmico
► Período de matrícula

► Aluno Especial
► Resultado do Processo Seletivo